Segurança para a troca de informação para sua empresa: conheça o EDI

Publicado em: 31/03/2022 14:03

Muitas organizações buscam proteção na hora de compartilhar informações sigilosas por meio digital, e a EDI facilita e agiliza a transmissão desses dados. O sistema torna todo esse processo automático e elimina a necessidade de inserir e trocar informações manualmente, o que acaba assegurando uma maior precisão de dados e eliminando a chance de erros operacionais.

Mas o que é EDI?

A sigla Eletronic Data Interchange, em uma tradução literal significa Troca Eletrônica de Dados. É a transmissão automática de dados partindo de um sistema para outro.

Como o sistema funciona?

O EDI pode ajudar em várias atividades diárias. Em todas as empresas que precisam criar comunidades de negócios, se relacionar com seus pares, seus fornecedores, clientes, distribuidores etc.

É uma ferramenta importante, pois permite colocar todo mundo na mesma página de uma cadeia de negócios, como por exemplo, faz com que um embarcador se comunique com seus fornecedores e seus clientes e uma indústria fale com seus distribuidores ou varejo de forma automatizada.

Benefícios do sistema para sua empresa:

1. Redução de burocracia de custos

Além de tornar os processos menos burocráticos, reduz os custos com impressão de papel e telefonia, já que não é mais preciso imprimir os pedidos ou ligar para confirmar seus status. Tudo pode ser feito pelo sistema, economizando tempo e dinheiro.

2. Mais produtividade e assertividade

Automatizar o processo permite que sua equipe se concentre em tarefas de maior valor, sendo mais produtivas. Outro ponto importante é que os erros no registro das informações podem causar grandes prejuízos, também são eliminados.

3. Aumento da eficiência do negócio
Por meio do EDI, os fornecedores podem visualizar e acompanhar as demandas de seus clientes de forma rápida e assertiva, e dessa forma, planejar sua produção de forma adequada, evitando o acúmulo de estoques e a falta de produtos.

4 . Qualidade nos serviços e satisfação dos clientes

Planejando melhor sua logística, ao longo do tempo é possível reduzir seus prazos de atendimento, tornando a prestação de serviços mais eficiente e deixando seus clientes cada vez mais satisfeitos.

5 . Melhora das relações com parceiros de negócio

Com o uso de EDI você pode trazer melhorias e vantagem competitiva à sua empresa, além de melhorar a qualidade do relacionamento com seus parceiros de negócios, trazendo mais transparência e evitando desentendimentos.

6 . Segurança e confiabilidade

Outra vantagem dos processos EDI serem automatizados e sem interferência humana, é que eles oferecem proteção total das informações trocadas dentro do sistema. É uma ferramenta completamente segura e que evita o vazamento de dados ou qualquer outro problema como este.

A Theke está preparada com sistema Interno de gestão para EDI. Isso torna os nossos processos mais ágeis, seguros e eficientes. Acesse o nosso site para mais informações.