Tudo o que você precisa saber antes de escolher um sistema de APIs

Publicado em: 12/12/2022 15:12

Para o departamento financeiro de uma empresa, o uso de APIs auxilia em diversos recursos, principalmente na integração do sistema. Sendo responsável por oferecer de maneira automática e robusta, os dados bancários e financeiros no ERP. Atuando como um “tradutor” entre as rotinas de cada um deles. 

Conectando sistemas

As APIs (Application Programming Interface) são comandos e instruções de programação que são responsáveis por integrar diferentes tipos de serviços, através de uma série de padrões e protocolos. Possibilitam o desenvolvimento de novos softwares e aplicativos capazes de se comunicar com outras plataformas. Dessa forma, mesmo que cada um dos sistemas tenha sido criado por times e empresas diferentes, eles podem acessar informações um do outro através desses comandos.

Um exemplo de APIs é o pagamento por cartão de crédito das lojas online. É uma dessas interfaces que faz o “meio de campo” entre a operadora do cartão ou o banco e o sistema de e-commerce.

Vantagens das APIs

Com a conexão feita por meio de uma API, são oferecidos diversos benefícios, independente da área de atuação dele. Fazendo a ligação entre dois sistemas de forma completa e estável, o que contribui não só para a gestão interna e a automatização de processos, mas também para a personalização dos serviços, com a possibilidade de parcerias.

Através do uso das APIs, não é necessário criar códigos personalizados para cada função que um programa for executar, o que simplifica todo o processo. E também são determinantes quando o assunto é segurança, por bloquear acesso e permissões a dados de software e hardware que algumas aplicações não podem usar.

  • Automatização de processos

Uma API permite a execução de algumas tarefas de forma automática, como preenchimento de planilhas e atualização de endereços.Com isso, diminui a chances de erros e esquecimentos, garantindo a consistência dos dados.

  • Serviços personalizados

Através da APIs são desenvolvidas soluções sob medida para sua empresa. É possível, por exemplo, ter mais informações sobre seus usuários sem que seja necessário recorrer a pesquisas. Um benefício que vai refletir em oferecer produtos e serviços mais adequados ao seu público.

  • Possibilidade de parcerias

Com a integração entre diferentes sistemas, é possível fazer uso de diferentes possibilidades que podem aprimorar o seu negócio e aproximar-se de diferentes parceiros.  

Soluções para o seu negócio

Com a Theke você conta com um sistema simples, rápido e altamente confiável. Facilitamos a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes Instituições Financeiras.

Realize a integração direta e segura entre ERP e bancos conveniados com camada de criptografia e conexão fechada. Com a VAN financeira você possui a consulta de arquivos trafegados, com rastreabilidade, garantia de entrega e integridade. Além de todo o suporte do nosso time para implementação e sucesso da ferramenta para você. 

Entre em contato com a Theke.